quinta-feira, 30 de junho de 2011

Obesidade infantil e juvenil

Vi ontem uma reportagem que me deixou pasmada e confesso que já pouca coisa me pasma..
Uma criança de 6 anos que pesa 65 quilos...sim leram bem..uma outra de 13 anos que pesa 145 quilos :(
As mães foram entrevistadas e do pouco que disseram salienta-se "eles só gostam de porcarias, pizzas, hamburger e batatas fritas"...a mãe do menino de 13 anos dizia "eu escondo os chocolates mas ele tem faro e dá com eles"...então porque os compra????
Um menino de 6 anos não vai sozinha ao MD nem a uma pizaria, alguém o leva..."ai ele não gosta de sopa", não gosta ou não foi habituado a comer?
Os meus filhos Sempre gostaram de sopa, Sempre beberam muito leite; Sempre comeram saladas por que foram habituados a gostar, ainda hoje como adultos continuam a gostar e a comer.
Infelizmente cada vez mais os pais se demitem da educação dos filhos por que dá menos trabalho dar-lhe um jogo de computador ou culpar a escola e os professores por todas as coisas más que eles fazem..
Ah é o stress, é o trabalho, é o transito é o pouco tempo e por ai, um rol imenso de queixas para se alhearem do seu papel de educadores.
Tenho dois filhos adultos e no meu tempo também havia tudo isso, eu também trabalhava fora de casa e não tinha em casa ajuda para as tarefas domésticas, mas sabia aproveitar todos os bocadinhos com eles. Por exemplo, enquanto fazia o jantar eles vinham para perto de mim na cozinha e contavam-me como tinha sido o dia deles.
Crianças felizes não têm necessidade de comer desalmadamente.
Os pais devem reeducar-se e ter no frigorífico alimentos mais saudáveis, assim, ninguém caí em tentação.
É prioritário educar em vez de proibir

1 comentário:

  1. um tema muito actual(infelizmente)
    Gosto da forma como falas dele.
    Tens toda a razão quando dizes que os pais se devem reeducar.
    Afinal as crianças obesas de hoje vão ser os adultos obesos do futuro e isso não é bom...nada nada bom.
    brisas doces patra ti*

    ResponderEliminar